Max Planck
Planck, físico contemporâneo dos mais importantes, é considerado o criador da teoria quântica. Enquanto realizava seus estudos de termodinâmica e entropia, ocupou-se de um efeito que não podia ser explicado pelas teorias da física clássica.
Partiu da premissa de que a corrente eletromagnética não é contínua, mas constituída por partículas minúsculas, a que chamou "quanta". Conseguiu desta forma explicar todos os processos físicos das partículas elementares. Esta nova constante natural foi chamada "constante de Planck (h)" e, graças a esta descoberta, ele obteve o Prêmio Nobel de Física em 1919.
Confrontando a hipótese do fóton de Albert Einstein (segundo a qual a luz tem não só um caráter ondulatório, mas também raios corpusculares), Planck descobriu rapidamente o significado da teoria da relatividade e contribuiu de forma decisiva para seu aprofundamento.
Em protesto contra a discriminação dos cientistas judeus, renunciou em 1937 ao cargo de presidente da Sociedade Kaiser Wilhelm para o Desenvolvimento da Ciência, que ocupava desde 1930. Seu filho Erwin foi acusado de colaborar na conspiração contra Adolf Hitler em 1945.
De 1945 a 1946, Planck ocupou novamente o cargo de presidente da Sociedade Kaiser Wilhelm, que, pouco depois de sua morte, em 1948, adotou seu nome e novos estatutos, o que resultou na revalorização dessa instituição. Atualmente, existem muitos institutos Max Planck, que continuam a ocupar-se da investigação em ciências naturais.
Werner Karl Heisenberg
Heisenberg iniciou o curso de física em 1920, em Munique. Um de seus professores, Arnold Sommerfeld, levou-o a Copenhague em 1922, para assistir a uma série de conferências de Niels Bohr. Durante uma palestra, Heisenberg pediu a palavra e expôs algumas de suas idéias, que o físico experiente não conseguiu rebater. Após a conferência, Bohr e Heisenberg tornaram-se amigos. Heisenberg estava disposto a derrubar as bases da física clássica e erguer os fundamentos da física quântica.
Após se formar, Heisenberg foi realizar seus estudos de pós-graduação em Göttingen e tornou-se assistente de Max Born, que anunciara a necessidade de se formular a mecânica quântica para a explicação dos fenômenos atômicos.
Após se formar, Heisenberg foi realizar seus estudos de pós-graduação em Göttingen e tornou-se assistente de Max Born, que anunciara a necessidade de se formular a mecânica quântica para a explicação dos fenômenos atômicos.
Em 1925, Heisenberg desenvolveu a mecânica matricial, o que constituiu o primeiro desenvolvimento da mecânica quântica. Dois anos depois passou a ensinar física na Universidade de Leipzig, onde enunciou o Princípio da Incerteza ou Princípio de Heisenberg, segundo o qual é impossível medir simultaneamente e com precisão absoluta a posição e a velocidade de uma partícula.
Em 1932, Heisenberg recebeu o prêmio Nobel de Física pela "criação da mecânica quântica, cuja aplicação possibilitou, entre outras, a descoberta das formas alotrópicas do hidrogênio". De 1942 a 1945, dirigiu o Instituto Max Planck em Berlim. Durante a Segunda Guerra Mundial trabalhou com Otto Hahn, um dos descobridores da fissão nuclear, no projeto de um reator nuclear. Durante toda sua vida Heisenberg lutou para que a energia nuclear não fosse utilizada com finalidades bélicas.
Werner Heisenberg organizou e dirigiu o Instituto de Física e Astrofísica de Göttingen. Em 1958, o Instituto de Física e Astrofísica foi mudado para Munique, onde o cientista se concentrou na pesquisa sobre a teoria das partículas elementares, fez descobertas sobre a estrutura do núcleo atômico, da hidrodinâmica das turbulências, dos raios cósmicos e do ferromagnetismo.
Alguns cientistas, como Einstein, rejeitaram as idéias do físico, que romperam em grande parte os princípios da física newtoniana. O "princípio de Heisenberg", utilizando fartamente o cálculo estatístico, além de mecanismos desenvolvidos para a comprovação de suas teorias, abriu um novo campo não só para a física, mas para a teoria do conhecimento.
Referência:
http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_882.html
http://astro.schoolnet.ir/astro%20persian%20ver/prod01.htm
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u711.jhtm
Comentário do grupo:
O Prêmio Nobel de Física é um prêmio criado pela Fundação Nobel que laureia físicos que tenham descoberto ou feito pesquisas inovadoras que se destacaram no mundo da física. Esse prêmio é anual, mas já houve anos em que nenhum físico foi laureado. Os físicos que escolhemos tiveram com suas descobertas grande destaque na física quântica e que contribuiram muito para a modernização de conceitos físicos. Max Planck e
Werner Heisenberg foram físicos que estudaram muito e por seus estudos que ajudaram a revolucionar a física e por isso foram laureados com o Nobel de Física e também por isso foram os nossos escolhidos como os melhores de todos os tempos. Nenhum brasileiro ganhou ainda o Nobel de Física, mas é certo que aqui existem muitas pesquisas em física e que algum dia algum brasileiro ainda aparecerá como ganhador!
Nenhum comentário:
Postar um comentário