sábado, 16 de outubro de 2010

Resposta Questões do Final de Semana

Questão Grupo 2:

O som é um fenômeno causado pelos mais diversos objetos e se propagam através dos diferentes estados físicos da matéria.
Na acústica o som se propaga através de ondas sonoras, essas ondas são invisíveis e viajam na velocidade do som.
A acústica tem como objetivo estudar e manipular a propagação das ondas sonoras. A propagação sonora é uma maneira de se transmitir energia. Esta pode ser através dos meios líquidos, sólidos, gasosos, ou plasma, conforme o caso.
Em sólidos ou líquidos, sua velocidade aumenta, pois as moléculas encontram-se agrupadas. 

Johann Christian Andreas Doppler, descobriu o efeito Doppler.

Questão Grupo 8:

Acústica - Exercício
Quando ouvimos uma banda de rock ou uma orquestra sinfônica executar uma música, podemos distinguir o som emitido por cada um dos instrumentos tocados pelos músicos. Essa é uma das capacidades de nosso aparelho auditivo. A qualidade do som que nos permite diferenciar cada um dos instrumentos, mesmo quando tocando simultaneamente a mesma nota musical?
É o TIMBRE.

Questão Grupo 9:

1) Incorreta. Por causa da periodicidade das ondas, é importante notar que a pressão de diferentes fontes poderá ter sinais diferentes (positivo, negativo), dependendo de sua fase relativa: se dois sons estão em fase, suas amplitudes são somadas; por outro lado, se dois sons estão em fase oposta, suas amplitudes são subtraídas. O primeiro caso é chamado interferência aditiva e o segundo, subtrativa.

2) Incorreta. A amplitude de uma onda de pressão correlaciona-se diretamente com a nossa percepção de intensidades sonoras, por exemplo sons mais intensos serão resultado de uma maior amplitude de variação da pressão do meio (ou seja um deslocamento maior das moléculas).

3) Correta. A forma mais simples de onda sonora é aquela descrita por funções harmônicas do tipo senoidal, que possuem uma característica periódica, isto é, repetem-se em um certo intervalo de tempo.

OBS: Os grupos 3, 4, 5 e 6 não postaram nenhuma questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário