quinta-feira, 2 de setembro de 2010

James Clerk Maxwell

Fonte: http://www.grupoescolar.com/a/b/15CB5.jpg

    James Clerk Maxwell foi um sutil matemático, físico e astrônomo escocês, o primeiro que demonstrou que as Ondas Eletromagnéticas se propagam realmente à velocidade da luz, descobrindo assim o segredo matemático do rádio, radar, televisão, entre outros.
    Nascido em Edimburgo, desde cedo se manifestaram nele as inclinações científicas: aos 15 anos tinha escrito já uma monografia acerca de um método para traçar ovais cartesianos; e outra aos 18 acerca do equílibrio dos corpos elásticos.
    Trabalhou em muitos campos da ciência; no da Astronomia, no da teoria cinética dos gases, no da termodinâmica, onde foi um dos primeiros a reconhecer o gênio do americano Willard Gibbs; no do eletromagnetismo, onde obteve seu maior reconhecimento. 
    Em 1873 Maxwell publicou o grande TRATADO SOBRE ELETRICIDADE E O MAGNETISMO (Treatise on Electricity and Magnetism). O grande físico estabeleceu quatro equações que descrevem o comportamento dos fenômenos eletromagnéticos, sendo um destes o da luz. Quando Maxwell compôs estas equações acabava de resolver o problema da velocidade da luz, tendo sido resolvido isto praticamente com a experiência de HIPPOLYTE LOUIS FIZEAU  (1819-1896), enviando a um espelho um raio de luz por entre os dentes de uma roda em movimento e fazendo-o voltar atrás, cronometrando o tempo de percurso do raio de luz.
    Uma das consequências da teoria de Maxwell era de que se poderir emitir e receber energia em forma de ondas eletromagnéticas empregando antenas.

Fonte de Pesquisa: http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc/Biografias/Maxwell/Maxwellbio.html

3 comentários:

  1. Sim, apos as contribuições de Maxwell que tivemos a unificação entre a eletrodinâmica e o magnetismo, porem, sem o desenvolvimento por Ohm, da primeira teoria matemática da condução eléctrica nos circuitos, talvez Maxwell não conseguiria unir a eletrodinâmica e o magnetismo.

    ResponderExcluir
  2. Maxwell foi um grande físico e matemático, que contribuiu muito com suas descobertas sobre a eletrodinâmica e o magnetismo, mas somente com a descoberta de Benjamin, sobre as cargas positivas e negativas.

    ResponderExcluir