sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Domínios Magnéticos

Domínios magnéticos

         Os domínios magnéticos são agrupamentos de ímans permanentes elementares (dipolos magnéticos) que se formam nos elementos metálicos. Quando estão alineados na mesma direcção e sentido formam um metal magnético.
Um domínio magnético pode aparecer em um material(ferromagnético ou ferrimagnético), no que se dê um   ordenamento magnético a médio alcance.
Foi Pierre Weiss quem se deu conta, em 1907, que os materiais ferromagnéticos estão formados por estes domínios, os quais se estão orientados a esmo fazem que o material não exiba propriedades magnéticas. Estes domínios magnéticos permitem explicar por que o ferro não é espontaneamente ferromagnético. Isto foi provado por Barkhausen em 1919, quem por médio de amplificadores electrónicos ouviu os "cliques" quando um campo externo obriga aos domínios de Weiss a alinearse.
        Os domínios estão separados pelas chamadasparedes de Bloch , nas quais se produz a transição na orientação dos dipolos. Acima de certa temperatura crítica (Temperatura de Curie) , os domínios magnéticos se desordenan por efeito da entropia , dando lugar a um sistema paramagnetico.
Submetido a campos elevados, um material, especialmente se é um monocristal de pequeno tamanho, pode estar composto por um único domínio magnético (denominado monodominio).
Podem-se observar experimentalmente: por exemplo, com um microscopio electrónico e um acelerador de partículas. 

Fonte: http://pt.wikilingue.com/es/Dom%C3%ADnio_magn%C3%A9tico

3 comentários:

  1. Como o elétron é uma partícula eletricamente carregada, esta teoria sugere que o magnetismo é uma propriedade de uma carga em movimento.

    ResponderExcluir
  2. Ótima explicação Grupo 1 ! Pesquisamos sobre o assunto e a de vocês com certeza é a que mais esclarece !

    ResponderExcluir
  3. Uma bosta!
    Quem escreveu isso? Uma criança de 5 anos que começou a ler ontem?
    Muitas palavras erradas e sem sentido no meio da explicação.
    Por exemplo:"...experimentalmente: por exemplo, com um microscopio electrónico ". Microscópio, tem assento, electrónico, não existe, o ":" se usa no "por exemplo", nâo na palavra antes dele.

    ResponderExcluir